segunda-feira, 16 de abril de 2012

'Dia da Voz' é comemorado em todo o mundo

Hoje, 16 de abril, é comemorado em todo o mundo o Dia da Voz. A data é celebrada desde 2003 e foi criada para conscientizar a população sobre a importância da voz e dos cuidados necessários para preservá-la.

A voz é o som produzido na laringe pela vibração das pregas vocais e é utilizado como meio de comunicação desde o nascimento, seja através do choro, do riso ou mesmo da fala. Atualmente, cerca de 80% da população economicamente ativa utiliza a voz como instrumento de trabalho. No entanto, as pessoas só dão atenção à voz quando a perdem, em razão de uma rouquidão (provocada por uma gripe ou inflamação na garganta) ou mesmo de uma doença mais grave.

Os problemas de saúde na voz atingem diversas categorias profissionais. Além dos professores, cantores, atendentes de telemarketing, recepcionistas, artistas, jornalistas e políticos também sofre com danos á voz. E entre as doenças mais frequentes estão a rouquidão, a paralisia das cordas vocais, o surgimento de pólipos (saliência na corda vocal oriunda de um fonotrauma - grito etc.) e nódulos e a disfonia psicogênica (perda da voz por questões psicológicas).

Uma rouquidão por mais de duas semanas, pigarro, dor ou ardência na garganta, e dificuldades de engolir, podem ser sintomas de doenças graves nas cordas vocais, como exemplo o câncer de laringe, que em um ano já matou mais de quatro mil pessoas no Brasil, estatística que poderia ser evitada com cuidados simples.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), fumantes têm 10 vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe. Em pessoas que associam o fumo a bebidas alcoólicas, esse número sobe para 43.

Cuidados

Cuidar da saúde vocal é imprescindível para manter uma boa qualidade na comunicação oral. De acordo com especialistas da área, muitos dos problemas ou doenças associados à voz têm origem no mau uso vocal, que causam nódulos nas cordas vocais, e consequentemente alteram voz.

Alguns hábitos saudáveis, como não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, não ingerir alimentos gelados, não realizar abusos vocais, ingerir de 2 a 3 litros de água por dia, por exemplo, ajudam a manter a voz sem alterações.

Além desses cuidados, é preciso prestar atenção também na alimentação. A fonoaudióloga Dorlene Caldas explica que não só os profissionais, mas toda pessoa tem que evitar alguns tipos de comida. “Alimentos gordurosos e condimentados são os principais. Além disso, evitar o choque térmico, causado pelo quente e o frio, como por exemplo, o café quente e a água gelada”, explica a fonoaudióloga. Entre os alimentos saudáveis para as cordas vocais está a maçã. “Por ela ser distringente, limpa e hidrata a corda vocal”, ressalta Dorlene Caldas.

Algumas ações podem ser adotadas pelas pessoas para prevenir futuros danos à voz. Mas você conhece quais são os cuidados necessários para manter uma boa saúde vocal? Confira agora, 10 dicas essenciais para cuidar da sua voz.

1. Beba bastante líquido, uma média de dois litros de água por dia, ou um copo de água a cada duas horas.
2. Modere o uso de cafeína.
3. Evite ar-condicionado em excesso, pois resseca as vias respiratórias.
4. Preserve sua voz. Evite gritar, falar alto, sussurrar. Procure falar normalmente.
5. Evite substâncias que causam irritação, como cigarro - uma das causas principais de câncer na laringe.
6. Evite bebidas alcoólicas. O álcool também irrita as vias respiratórias e altera a qualidade vocal.
7. Evite tossir ou pigarrear. Ao fazer isso, você pode irritar mais a cordas vocais. Prefira engolir saliva ou beber água.
8. Evite alimentos que causem azia ou má digestão.
9. Evite uso de alimentos derivados do leite antes do uso profissional da voz.
10. Realize exercícios de aquecimento e desaquecimento das cordas vocais diariamente.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário